sábado, 21 de novembro de 2009

Resenha

Esta resenha discute os aspectos relacionados a manter informações atualizadas dos problemas epidemiológicos que afetam a saúde.
Para obter conhecimentos sobre o assunto apresentado, o grupo recorreu a diversas fontes de pesquisa e disponibilizou o material coletado no blog do grupo. No propósito de realizar essa resenha selecionamos diversas reportagens de jornais de sites da internet tais como: Correio Braziliense, Kioskea e Portal IG. Nossa escolha pelos os respectivos autores e sites citados, teve como foco principal a delimitação do tema abordado nessa resenha, ou seja, manter assim os usuários e os demais concidadãos, pessoas intercomunicadas pelo Blog, informados sobre a influenza (H1N1)
Segundo o Correio Braziliense declara de forma exclusiva que a Comissão Européia aprovou a comercialização Kioskea de duas vacinas em todos os países da União Européia. Objetivando a redução dos riscos para os cidadãos europeus e consequentemente para os demais países.
Para Kioskea importantíssimo site de divulgação de noticias e entretenimento, aborda na seguinte data (set/2009) os grandes laboratórios não cumpriram a meta antes estabelecida de fabricarem vacinas contra a gripe H1N1 e que a quantidade produzida será em menor quantidade. “os grandes laboratórios admitiram que o rendimento da CEPA é menor do que o previsto”.O autor afirma que “na mesma semana se negou a estabelecer os números de sua capacidade”. Afirma também que a organização mundial de Saúde (OMS) “os governos tem de priorizar suas ações uma vez que grande parte de população não terá acesso a vacinação. Informe que as prioridades de vacina deveria ser para os doentes crônicos, grávidas, e funcionários da saúde.
No noticiário “Ultimo Segundo” do portal IG (2009) A suspensão das aulas na Secretaria de Educação foi para dar orientações aos professores, de como identificar os sintomas da nova gripe H1N1 e orientando os alunos com suspeita de gripe para não comparecerem a escola. E como afirma o autor “o calendário escolar deve sofrer um ajuste”.
Infere-se, então, que em virtude do conhecimento limitado da nova patologia, as autoridades têm se mostrado impotentes com relação à produção da vacina contra o novo vírus, e por isso estão tomando medidas meramente paliativas para o controle da enfermidade.

Um comentário:

  1. Olá,
    Estou passando por aqui para visitar o material de vocês. Esta é a etapa final da atividade com o blog sob minha orientação.
    De vez em quando virei visitá-los rsss...

    Informo que o processo de avaliação consta das seguintes etapas:

    Leitura dos relatórios individuais
    Impressão de todos os textos dos blogs
    Leitura dos textos publicados nos blogs
    Coloco comentário geral no último texto publicado.

    Após o recebimento deste comentário geral. As etapas de avaliação foram encerradas.

    Desejo sucesso para vocês e AGRADEÇO a participação de todos vocês na elaboração das atividades propostas durante nosso curso.

    abraços

    ResponderExcluir